11 abril 2016

Lições do Mandacaru

Há meses minha esposa plantou em nosso quintal um pé de mandacaru. Ontem, o arranquei sem querer. Mexi na terra distante dele uns dois metros e descobri sua enorme raíz que se espalha em várias direções.

O mandacaru é um cacto que nasce e cresce no campo sem qualquer trato. Até sobre telhados de casas rurais pode-se ver pé de mandacaru. O crescimento fica na dependência dos nutrientes do solo em que germina. Ele é típico da caatinga e pode atingir 5 até 6 metros de altura e sabe viver em ambiente de clima seco, com quantidades de água reduzidas. Suas raízes são responsáveis pela captação de água no lençol freático. O miolo, contém vasos condutores da água e outras substâncias vitais à planta. A parte externa é protegida por uma grossa cutícula que impede excessiva perda de água por transpiração.

Sendo nordestino conheço bem essas características do mandacaru. Mas fiquei surpreso com o tamanho de sua raíz e tirei algumas lições: 1. Para viver nesse mundo árido precisamos saber onde e como buscar a necessária subsistência; 2. Não adianta reclamar do clima seco. Sobrevive quem estende suas raízes; 3. Se possível, tenha reservas. Isso é necessário para se manter e enfrentar os períodos mais secos que o normal; 4. A chuva é sempre bem-vinda, mas não dá pra ficar esperando. É preciso cavar e aproveitar qualquer terrinha, mesmo nos telhados; 5. Mesmo quando a vegetação ao redor fica toda seca, o mandacaru se mantém verde. Seja você mesmo em qualquer ambiente. Não amarele porque os outros estão secos. Viva! Você é capaz de viver mesmo nas piores caatingas da vida.
5 Antonio Francisco: Lições do Mandacaru Há meses minha esposa plantou em nosso quintal um pé de mandacaru. Ontem, o arranquei sem querer. Mexi na terra distante dele uns dois metr...

Nenhum comentário:

< >